selo

sentindo o desejo de um negócio inovador e pioneiro em caruaru, a farmacêutica camilla freitas procurou o fabrico de ideias. ela buscava um nome e uma identidade visual para a loja de decoração que abriria. mas não seria uma loja comum, o que nossa cliente procurava era algo diferente, um espaço único de convivência, onde as pessoas se sentissem em casa, confortáveis e íntimos. um lugar que juntasse decoração, música, e arte. 

começamos o processo de naming com pesquisas de público, similares, referências e concorrentes. a marca seria direcionada para homens e mulheres (maioria) de 18 a 50 anos, classes a/b que possuem um espírito jovem e inovador. em seguida foi feita a análise s.w.o.t. (forças, fraquezas, oportunidades e ameaças) que mostrou que: 

com os dados de público em mãos, passamos para o processo criativo, começando com um brainstorm, que nos apontou as três palavras chave, e a partir delas criamos diversas sugestões de nomes.

dentre as alternativas, selecionamos 5 delas para uma pesquisa de aceitação do público na internet:

o resultado não definiria o nome da marca mas ajudou a compreender o quanto as pessoas se identificariam com ela. o nome escolhido foi Mi Casa Su Casa, que é uma expressão usada no mundo inteiro, um chamado para que as pessoas se sintam à vontade, que se sintam em casa. esta era exatamente a sensação que a proprietária queria quando idealizou um lugar onde as pessoas “chegassem e tirassem o sapato para ficar mais confortável”.

com o nome definido, foi dado andamento à criação da marca. foi realizado um mapa mental partindo da palavra “decoração”, que é o segmento da loja. O mapa mental guia a construção da marca levando em consideração os pensamentos dos envolvidos, tanto nós do fabrico de ideias, quanto da nossa cliente.

fizemos uma pesquisa de imagens que representassem a textura, tipografia, figura, grafismo e cor das seguintes palavras: decoração, diferente e colorido. e a partir delas também selecionamos a cartela de cores. os tons extraídos da madeira representam a palavra “decoração” e o conforto que ela envolve, os tons extraídos das flores representam a palavra “colorido” pelo presente das cores que a natureza nos proporciona, e as matizes oceânicas representam a palavra “diferente” já que a água é o elemento da mudança, se adequa a qualquer espaço mudando sua forma.

os resultados nos deram princípios estéticos para iniciar a geração de alternativas. a alternativa 1 tinha referências na aquarela, no artesanato e na caligrafia brush pen. A segunda remete às grades antigas que formavam belos portões e ao retrô que é bem presente nos produtos que seriam vendidos na loja.

a alternativa escolhida foi a que representa as grades, ela traz uma sensação de intimidade por lembrar a casa dos avós. a proposta se relacionou muito bem com a ideia da loja e logo começamos o processo de finalização com mais versões da marca, seu branding e etc. a tipografia utilizada é a Samba, criada por Tony De Marco e foi a partir de seus caracteres que a grade foi desenvolvida. a grade possui três variações e podem alternar em horizontal e vertical. elas também constroem o pattern institucional com suas variações de forma e cor. 

Junto com a marca, foi desenvolvido todo o material gráfico como papelaria, avatar para redes sociais, manual de identidade visual e etc.

(81) 99770-7970 | (81) 99677-5216 | (81) 99737-9615


contato@fabricodeideias.com

Rua 13 de maio, 248, ap 02
Caruaru - PE

Behance Facebook Instagram